quinta-feira, 5 de junho de 2008

Entrevista da roteirista Sera Gamble sobre a escritura dos ultimos epis da 3ª e conta como anda a escritura das 4ªtemporada.


Tem alguns spoilers da terceira e quarta temporada. Traduzido por Grevi.
Primeiro, eu acho que eu faço das palavras dos fãs as minhas ao parabenizar você e cada pessoa envolvida com o seriado para fazer uma ótima terceira temporada. Pode ter sido uma temporada pequena, mas trouxe bastante animação, suspense, várias angústias de Dean e Sam, e nos deixou mais ansiosos. Ficou satisfeita com os resultados?

De modo geral, estou satisfeita. Poderia apontar várias coisas que consertaria em meus próprios episódios, mas isso é verdade em todas as temporadas. Eu acho que quando você adiciona tudo, foi um ano criativo e divertido. Nós arruinamos o natal, e crianças, contos de fadas, pés-de-coelhos, mellon ballers (instrumento usado pelo doutor em "Time is on my side"); Eu considero aquilo um tempo bem gasto. E estou feliz que mandamos Dean para o inferno. Qualquer coisa menor seria ruim.

De um modo bem maléfico, a terceira temporada termina com Dean morto e sofrendo no Inferno, enquanto um pesaroso Sam é deixado para trás com uma "bomba" dentro dele. Eric Kripke já nos provocou revelando que Dean irá "surgir em uma diferente paisagem". Poderia colaborar um pouco mais com isso? Quão mal está o Dean? As habilidades de Sam retornarão na quarta temporada?

Eu posso dizer que o mundo tá diferente em parte porque o Sam tem que continuar sem o Dean. As habilidades de Sam? Sintonize e descubra. Eu estou querendo poucos spoilers para essa temporada. Eu sei, eu sei, é uma batalha perdida, tudo termina na internet hoje em dia. Se fosse por mim, colocaríamos todos os falsos sides de fora. Falta de amor para os fãs. Porque queremos que vocês fiquem tão animados com as revelações quanto nós ficamos na sala dos roteiristas, descubrindo tudo. Estamos seriamente animados com o arco da história desse ano. Pode ser o meu favorito da série. Ou eu bebi Kool-Aid ou todo mundo teve excelentes idéias para essa temporada.

Você está atualmente escrevendo algum episódio específico para essa temporada?

Eu estou escrevendo o segundo episódio. Traz de volta alguns dos nossos convidados prediletos - Eu espero! Meus dedos estão cruzados para que todos os atores estejam disponíveis. Senão terei que embaralhar e reescrever MUITA coisa.

Como foi a sala dos roteiristas, formando esses 4 últimos episódios depois de voltar da greve? Os escritores puderam continuar aquele momento na quarta temporada?

Olhamos para a grande pilha de estórias que ainda não contamos, e decidimos que algumas coisas podiam esperar e outras não. O contrato de Dean não poderia esperar, então nos concentramos naquilo; A maioria das coisas boas dos dois garotos. Algumas outras coisas que caíram não podem ser recuperadas; mas do lado bom, temos vários monstros na fila, já que temos alguns maneiros que não conseguimos usar. O hiatus foi curto para mim, um pouco menos que 4 semanas; Bob e Eric nunca pararam. Então o momento não tinha o que parar. Entre temporadas, conseguimos novos escritores. Eu os descobri.

Tiveram alguns novos escritores essa temporada, particularemente o Jeremy Carver (amei "Mistery Spot"), enquanto alguns favoritos como Raelle Tucker e John Shiban saíram. Também ouvi que pode haver novos escritores na quarta temporada. Como é ajustar para novos escritores? A energia criativa muda muito?

Na verdade John Shiban continuou como consultor até esse ano - ele acabou de sair para dirigir o próprio seriado. Sim, Jeremy Carver é excelente, no papel, e em pessoa. E sim, há novas adições esse ano. Eu imagino que até a quarta temporada, é muito mais difícil para um escritor entrar no meio da cultura do seriado do que o seriado se acostumar ao novo escritor. Estou feliz que eles estejam aqui. Eles trazem novas perspectivas e idéias que nunca teríamos. Por isso uma transfusão de sangue fresco é importante.

O que acontece quando uma idéia é pensada? Quem decide que vai ser usada? Como os papéis dos escritores são escolhidos?

Vamos andando pela sala. Cada pessoa dá umas 3 ou 4 idéias. Nós usamos as mais promissoras. Eric decide qual vai ser usada. Os papéis de cada escritor são determinados de acordo em quem teve a idéia, mas não há garantia de posse. Nós imaginamos uma ordem em que juntamos as coisas quase fechadas com um pouco de mitologia, e criamos o episódio. Geralmente termina com o agendamento, ainda mais quando o tempo é curto.

Quando todos dão um intervalo, os escritores continuam trabalhando? Como é uma agenda do ano para um escritor?

Não posso dizer por todos, mas eu continuo trabalhando todo o hiatus. Eu tinha outros projetos para continuar. Houveram vários hiatus onde eu relaxei mais. Mas eu não me importo em pular as férias quando estou trabalhando em algo que me deixa animada. É trabalho duro, mas eu não me sinto forçada. Me sinto como se ganhasse na loteria

De acordo com o IMDB, você teve papel de produtora nessa temporada. O que exatamente um escritor/produtor faz? Como o papel muda?

Meu trabalho, primeiro de tudo, é escrever. Isso não muda de ano em ano. Na tv, você é promovido por segurar as pontas (muitos escritores são demitidos). Você tem tendência a ganhar um novo título toda temporada. Este título meio que te gradua para um outro nível. Não há definição de que nível. Mas é seguro generalizar que quando você tem um título bonito, esperam que você escreva scripts, ajude os outros escritores, e enxergue além em outros aspectos da produção. Quando eu começei em Supernatural, meu parceiro na época e eu fomos os escritores de menor nível no seriado. Então, os escritores acima de nós faziam mais produção - elenco, reunião com outros diretores e outros chefes de departamentos, pós-produção, etc (Produzir um episódio de Supernatural é divertido porque envolve emails para te mandarem com imagens de dentes de leões e jarros de vermes) E um escritor de alto nível foi mandado até nós para nos supervisionar e ajudar com o processo de quebra de estória. Três temporadas depois, eu faço toda a produção listada acima. Há novos escritores de baixo nível na hierarquia e eu sou mandada até eles para os ajudar. O ciclo da vida em ação.

Eu adoro sua habilidade de escrever histórias que levam os fãs para horas de análises de personagens que prendem as mentes, e esse ano não houve exceções com "The kids are alright", "Fresh Blood" e "Dream a little dream of me" (Que eu sei que você co-escreveu). Você prefere histórias pesadas de personagens, ou algo mais "Jus in Bello" onde os personagens são testados em várias cenas de ação? Onde você se inspira para as histórias?

Eu gosto dos dois. No fim, é tudo sobre o personagem dos dois jeitos. Só que com Supernatural, as cenas com personagens parecem se desenrolar até uma mancha de sangue, monstros e constante ameaças de morte de pequenas e assustadoras garotinhas. Sem me importar de quão explosivo ou quão emocional é o episódio, estou sempre procurando por modos de ter uma visão surpreendente de Sam e Dean. O episódio é cheio de armas e exorcismos, mas quando penso em "Jus in Bello", sempre penso na cena entre Dean e Henriksen. Eu gosto do momento em que Dean admite que acha que o lado deles não pode vencer, e que o mundo vai acabar em sangue. Me encher de inspiração é meu segundo trabalho. Eu provavelmente gasto mais dinheiro em livros e músicas do que qualquer outra coisa em minha vida. Eu estou constantemente enchendo minha cabeça. As coisas respingam de modo randômicamente embaraçoso. "Houses of the Holy" foi inspirado em um poema que eu li aos 17 anos. "The kids are alright" foi obviamente influenciado por aquelas terríveis histórias em que as mulheres afogam as crianças.

Como terminaram pedindo para você escrever uma história tão horripilante como "Time is on my side", e porque você ama torturar tanto o Sam Winchester? Um "mellon baller" (instrumento usado pelo médico ao tentar retirar o olho de Sam)? Jared Padalecki treme toda vez que vê seu nome em script?

Jared é um excelente ator fisicamente. Ele é bom com comédia física, ele é bom com ação, ele é bom em ter olhos retirados. Ele detona em cenas de choro, Deus sabe. A coisa mais legal em escrever para os dois atores por anos é que você tem a vantagem de saber o que eles fazem bem. Eu poderia ir escrever uma página sobre todas as coisas que Jensen sabe fazer de bom também, é claro. (Como atuar com crianças, fazer pequenos diálogos hilários, ficar emocionado com uma ligação sem ninguém na outra linha). Agora se Jared treme quando vê meu nome - Vou ter que perguntar isso a ele. Mas o que farei se ele disser sim - vou parar de fazer cenas de esfaqueamento para fazer cenas de amor? Improvável. Agora, a respeito de como eu consegui escrever aquele episódio... Estávamos pensando em Doc Benton por várias temporadas. Clássico caso em esperar o momento certo para fazer o episódio. Sabíamos que tínhamos que contar uma história perto do final, onde Sam tenta um plano desesperado para salvar Dean e não dá certo. Parecia ser um tempo bom para lançar o monstro imortal. Estava animada para escrever, porque venho de uma família de médicos. Eu ouvi várias coisas ao longo dos anos sobre sórdidas e porcas histórias em cirurgias. Eu sei que o objetivo do seriado não é fazer os telespectadores perderem o apetite, mas já que o episódio seria nojento, achei melhor que fosse o mais nojento de todos.

Falando sobre "Time is on my side", o personagem Rufus Turner foi fantástico. Alguma esperança de que ele voltará para mais episódios? Steven Williams foi uma excelente escolha de elenco.

Steven Williams é o máximo né? Estávamos falando sobre arranjar algo para o Rufus mais tarde, nessa temporada

Fiz um levantamento geral desse season finale onde vários fãs ao redor do mundo se juntaram a mim em um "Nossa, Kripke!" em apoio ao incrível episódio e na temporada em geral. Pode passar essa mensagem para os "chefões" lá? Leve isso como um cumprimento de todo coração para seu trabalho também. Obrigado por nos fornecerem outra excelente temporada e estamos morrendo para saber o que vem por aí.

Claro, obrigada! Valerá a pena esperar.

Nenhum comentário: